RIBEIRA

RIBEIRA
CAPELA SÃO PAULO

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A ARTE RUPESTRE NA PARAIBA









O Estado da Paraíba, localizado na porção leste do Nordeste brasileiro, é pródigo em sítios de arte rupestre, predominando os de pinturas. Estas são encontradas, em sua maioria, nas paredes rochosas de canyons - localmente chamados de boqueirões, e em paredes e tetos de abrigos ou cavernas.
Estima-se que existam mais de 500 sítios com arte rupestre na Paraíba. Entre os principais, podem ser citados: a Pedra do Touro; a Pedra do Gato; a Pedra da Velha Chica; a Gruta do Silêncio; o Abrigo das Emas; a Pedra do Ingá e o Lajedo de Pai Mateus.



Situado no municipio de Cabaceiras o lajedo do Pai Mateus, configura-se num dos principias espaços turisticos do estado e um dos mais famosos por servir de cenário para vários filmes e novelas

Além da rocha granitica que é uma das mais belas do mundo, o visitante tem as descrições rupestres, a cultura do lugar, a cultura do couro situado a 9 km do Pai Mateus, no Distrito de Ribeira, que tem ainda ótima gastronomia artesanato e os cenários de novelas filmes e documentários.





Nenhum comentário:

Postar um comentário